Os indicadores de RH são peças fundamentais para entender melhor os funcionários da instituição, bem como a empresa. Com eles, ainda é possível encontrar problemas relacionados ao setor e aos colaboradores, permitindo aplicar soluções para que o bem-estar dos funcionários e a saúde da empresa sejam mantidos.
Confira alguns indicadores comumente utilizados no cotidiano do setor:
1. Turnover
O turnover é a taxa derotatividade de funcionários dentro da empresa. Ou seja, é a frequência com que as pessoas entram e saem do seu negócio. Uma empresa com uma alta rotatividade de colaboradores mostra que ela não está promovendo um bom ambiente de trabalho ou não está conseguindo selecionar corretamente os seus novos funcionários.
2. Headcount
O headcount é o número de colaboradores que a empresa tem em seu quadro. Por mais que seja um indicador de RH simples, com ele, é possível melhorar a gestão estratégica da empresa por meio da análise dos colaboradores e adequando a força de trabalho à demanda necessária em cada setor.
A análise desse indicador evita que existam áreas na sua empresa com um número excessivo de colaboradores, enquanto outros setores estão com falta de funcionários, o que pode diminuir a produtividade, por exemplo.
3. Massa Salarial
Encontramos muitas definições do que é massa salarial, alguns usam só o salário base, outros a remuneração. No nosso ponto de vista a melhor definição para esse item seria, a soma de todos os proventos obrigatórios (salário base, Adicional tempo de serviços, periculosidade, insalubridade, e se constam algum outro pagamento mensal previsto em convenção coletiva), pois esse seria o valor da obrigação a ser paga ao empregado.
Além destes, há inúmeros indicadores que podem ser avaliados mas por meio dessas informações, os gestores conseguem tomar decisões bem direcionadas e baseadas em dados reais. Dentre as possíveis decisões, estão: definição de estratégias de desenvolvimento, práticas para gestão de qualidade, ações que reduzem gastos internos e remodelagem de processos ineficientes.
Utilizar os indicadores estratégicos da forma correta e facilitar o seu acompanhamento por meio de tecnologias do setor, como dashboards, é possível elevar seus resultados a outro patamar. Por isso, quanto antes você se adequar ao bom uso desses recursos, mais rápido colherá os frutos desse investimento.
Não sabe por onde começar a medir esses indicadores entre em contato conosco e veja como podemos lhe auxiliar com a criação de ferramentas e uma estrutura de BI para ter acesso a tudo em um único lugar de forma ágil e fácil.
A meta de vendas mensal não é o único dado que você precisa acompanhar constantemente na sua loja de veículos. Os indicadores de desempenho são fundamentais para entender a qualidade da sua loja de veículos, da equipe de Vendas à saúde financeira do que entra e sai do caixa. Esses dados precisam ser de conhecimento de todo o time e serem acompanhados e analisados periodicamente.
Ao entender, por exemplo, qual é o ticket médio no começo e na metade do ano, você consegue se programar para lançar promoções naqueles períodos em que historicamente as vendas são menores. Ou até mesmo para identificar épocas em que precisa reduzir alguns tipos de gastos para equilibrar as finanças.
Já a margem de lucro é um indicador importante da saúde financeira de uma empresa e é usada para avaliar a eficácia de suas estratégias de precificação e gerenciamento de custos. Uma loja de veículos pode aumentar sua margem de lucro ajustando os preços, reduzindo despesas e buscando eficiência operacional.
Essas são apenas duas possibilidades que já ajudarão no aumento do faturamento da sua empresa, porém pode haver diversos outros indicadores como número de leads, taxa de conversão, CAC, ROI e ciclo de vendas.
Invista em tecnologia como da T&T Gestão de Excelência - Soluções em BI que possibilita que você tenha uma visão 360° de toda a sua revenda, da sede às filiais (se houver) e simplifica a tomada de decisão, assegurando análises meticulosas de gargalos, proporcionando mais praticidade e dinamismo para sua equipe.
Ter uma visão macro do que está acontecendo no seu departamento comercial é primordial para acompanhar a evolução dos negócios e ter uma base de apoio para a tomada de decisão.
Com o agrupamento de todas as informações mais relevantes para a sua análise comercial, é possível identificar em tempo real e com mais agilidade o atual cenário da empresa para saber exatamente quais ações precisam ser estabelecidas para otimizar os resultados.
Além disso, fica muito mais simples prestar contas à diretoria da empresa quando você tem os dados organizados e sempre à mão, não é mesmo? Os relatórios gerenciais de resultados deve fazer parte do seu cotidiano e algumas empresas fazem isso por meio de planilhas. É uma alternativa possível, mas geralmente trabalhosa e demorada, pois exige a consolidação de inúmeras informações que muitas vezes não estão centralizadas e podem atrapalhar o timing da tomada de decisão. Outras ainda nem tem qualquer controle que direcione o desempenho comercial do time.
Confira como a T&T Gestão de Excelência - Soluções em BI pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas por meio de dashboard.
Atualmente, os dados e informações são os grandes aliados, capazes de diagnosticar o desempenho das empresas em vários aspectos e fornecer melhores tomadas de decisões. Metrificar é mais do que necessário para entender como a empresa está indo.
Os KPI's são indicadores importantes porque permitem que a empresa possa gerenciar o negócio de maneira mais clara, entendendo quais pontos estão indo bem ou mal. Podendo visualizar quais pontos não estão performando bem e tomar decisões para deixar os processos mais eficientes e alinhar estratégias visando o melhor resultado.
Afinal, se há um indicador baixo, provavelmente isso afetará outros resultados da empresa, pois todos os setores devem trabalhar de forma conectada e integrada.
Na área da Logística, um dos KPI's mais conhecidos é o OTIF (On time In full). O OTIF busca entender a qualidade das entregas dos produtos, ou seja, os pedidos perfeitos. Considera a porcentagem daquele serviço que foi concluído dentro das especificações corretas, no prazo e sem problemas de extravio, perdas, entre outros.
Esse indicador consegue metrificar a capacidade da empresa de fazer entregas eficientes, a de satisfação dos clientes e ainda perceber como os consumidores entendem o nível de serviço que é prestado. Dessa forma, o On time entende aspectos referentes ao prazo e local de entregas correto, enquanto o In full é sobre a integridade, qualidade e especificações do cliente como quantidade, dimensões, entre outros.
O OTIF é segmentado nessas duas partes, pois é possível que um pedido seja entregue no prazo (on time), mas não esteja completo (in full). Isso ocasiona em custos adicionais para a empresa em voltar a realizar aquela entrega, bem como propicia a frustração e insatisfação nos clientes.
Outros KPI's logísticos presente neste Dashboard são Order Fill Rate (OFR) que é a média de dias entre a data do pedido e da emissão da CTE. Ele representa o tempo que a operação leva para a separação de um pedido, incluindo todas as atividades - desde o recebimento da ordem de compra até a expedição.
E Order Cycle Time (OCT) que é a média de dias entre a data do pedido e da entrega. Tem como objetivo medir quanto tempo a empresa leva para fazer uma entrega, desde o despacho até a chegada no destino, ou seja, a eficiência geral da operação.
Por fim, esses KPI's apresentados são formas de mensurar processos e eficiência de entrega dos pedidos e as empresas podem contar com o apoio da T&T Gestão de Excelência - Soluções em BI para que essa coleta de dados seja feita de maneira correta e ágil.
Sendo assim, permite que a empresa seja mais eficiente, reduzindo custos com problemas relacionados a multas, não cumprimento de prazos, condições e tenha mais produtividade.
Saia na frente dos seus concorrentes através da classificação RFV.
O que é classificação RFV (Recência, Frequência e Valor)?
A classificação RFV fornece uma análise ampla da situação da carteira de clientes ativos, através de um dashboard em formato de matriz.
Basicamente a ideia é saber para quem a empresa faz as maiores vendas, com que frequência esses clientes compram, e quantos dias se passaram desde seu último pedido.
Essa análise traz vários benefícios para a gestão da empresa, entre eles: Ajudar a focar os esforços da empresa nos clientes mais importantes. Afinal, o melhor cliente é aquele que você pode contar que vai comprar uma ou mais vezes ao mês, e ainda fazendo pedidos de valor elevado, não é mesmo?
A classificação leva em consideração três visões de cada cliente da carteira ativa:
R – Recência | O quão recente é a última venda feita para o cliente
F – Frequência | Quantos pedidos o cliente fez num determinado período
V – Valor | Qual o valor do ticket médio dos pedidos do cliente
Essa classificação faz parte de um conjunto amplo de ferramentas que ajudam na gestão da carteira de clientes, buscando melhores resultados, com base nos clientes atuais.
Classificação RFV, por que usar?
1. Conhecer os principais clientes
2. Saber quais clientes estão no momento de comprar novamente
3. Evitar a perda de clientes importantes
4. Comparar a qualidade da carteira de clientes no tempo
Com essa pontuação é possível comparar a qualidade da carteira de clientes em momentos diferentes. Isso é muito importante e um grande diferencial para sua gestão. O mais comum é o gestor de vendas analisar apenas o número de clientes da carteira que foram ativados (tiveram alguma venda no mês). Porém esse número não diz tudo, na verdade pode até acabar te atrapalhando, ao mascarar um problema de qualidade na carteira.
5. Vendedores e Unidades da mesma rede
Você imaginava que uma única análise pudesse mostrar tanto sobre sua carteira de clientes?
Apesar de pouco conhecida, a modelagem RFV certamente gera um dos dashboards mais poderosos que a gestão de vendas pode usar.
Sua pouca adesão deve-se não só à falta de conhecimento, mas também da dificuldade de manipular todos os dados necessários para sua confecção.
Usar um sistema de business intelligence (BI) é indicado quando a empresa tem muitos clientes e grande número de vendas mensais.
Um sistema de BI gera e mantém atualizada de forma automática a análise RFV. Além de ajudar na comparação entre períodos diferentes.
Neste Dashboard abaixo você poderá simular cenários para desenvolver novas estratégias para a empresa e avaliar os ganhos de cada um dos possíveis caminhos que podem ser tomados.
De forma geral, este tipo de análise auxilia a explorar os diversos rumos que a empresa pode seguir e então escolher aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.
Por este motivo, o planejamento de cenários também é considerado um instrumento crucial da gestão de uma empresa. Assim, sua empresa pode analisar o ambiente e preparar-se, criando planos de ações para os cenários mais prováveis.
Empresas que adotam a construção de cenários, reagem melhor à mudanças, são mais preparadas para aproveitar oportunidades e criam melhores planos para solucionar problemas.
Nos dias atuais, pensando na forma com que o mercado atua, não há espaço para tomadas de decisões baseadas no "achismo".
Para obter dados reais da sua empresa, é preciso conhecer sua métricas e seus indicadores. Métricas são as informações sobre seu negócio e indicadores são resultados de alguma ação tomada a partir das métricas.
Com o PowerBI é possível ter uma visão geral das métricas da sua empresa, o que facilitará na hora da tomada de decisões de forma rápida e ágil.
Dessa forma, a cliente em questão, poderá analisar ao longo do tempo, como foi, como está e como será o seu faturamento, através do tipo de produto, categoria, tamanho e sabor, bem como ser alertada quando sua margem de lucro estiver abaixo de 40%.
Por fim, o uso do PowerBI na sua empresa, facilitará o seu dia-a-dia e a forma de como você enxerga os dados da sua empresa.
Em ano de copa do mundo, um evento grandioso que reúne muitas nações e públicos de diversos países para torcer pelas suas seleções, não tem como não fazer um dashboard reunindo informações de todas as edições da copa.
Você sabia que até hoje já participaram 84 países nas copas?
Que o estádio que recebeu maior público numa final foi Maracanã e foram 173.850 pessoas torcendo por Brasil e Uruguai. E nessa quem saiu campeão foi Uruguai.
Um destaque interessante é que o Brasil é a única seleção que participou de todas as Copas do Mundo já organizadas.
Se você também compartilha dessa paixão mundial e quer fazer mais análises, vamos juntos!!!